A formação de um ciclone no Uruguai nesta quarta-feira (23) está afetando diretamente o Rio Grande do Sul, derrubando a pressão atmosférica para níveis críticos e organizando uma linha de instabilidade que avança pelo estado. A previsão é de que essa condição meteorológica traga fortes chuvas, tempestades severas e ventos de até 100 km/h, com alto risco de alagamentos e danos em diversas regiões.
Antes mesmo da chegada das chuvas, várias cidades gaúchas podem ser atingidas por rajadas de vento Norte, quente e seco, intensificando o calor momentaneamente. No entanto, a maior preocupação é com os vendavais previstos, que podem causar destruição em áreas específicas.
O governador Eduardo Leite divulgou um vídeo em sua conta no Instagram orientando a população a se preparar para o mau tempo. Segundo Leite, os temporais já começaram a ser sentidos na quarta-feira, e a expectativa é que nesta quinta-feira (24), a formação de um ciclone extratropical intensifique as chuvas, com volumes de até 60 milímetros, ventos fortes e até granizo, o que pode gerar inúmeros danos.
A Defesa Civil já está em alerta, e as autoridades recomendam que a população se mantenha informada e tome precauções para minimizar riscos, como evitar áreas alagadas, reforçar estruturas e ficar atenta a possíveis quedas de energia.
Foto e informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments