Na manhã desta segunda-feira, 18 de novembro, a Defesa Civil Estadual divulgou o relatório parcial sobre os estragos causados pelas chuvas intensas que atingiram o Rio Grande do Sul nas últimas 24 horas. Diversos municípios enfrentaram transtornos, com destelhamentos, quedas de árvores e interrupções no fornecimento de energia elétrica.
Em Coronel Barros, uma forte pancada de chuva provocou a queda de uma árvore na BR 285, próximo à Ponte do Rio Conceição, deixando o trânsito em meia pista. A Coordenadoria Municipal está em contato com a PRF para sinalização da via e solicitou apoio do Corpo de Bombeiros para a retirada da árvore.
No município de Formigueiro, oito residências foram destelhadas, e dois galpões na localidade do Fundo do Formigueiro também sofreram danos. A Defesa Civil Municipal e o Corpo de Bombeiros entregaram lonas para proteger as casas atingidas.
Em Ibiaçá, chuvas e ventos fortes provocaram destelhamentos pontuais em algumas residências, e a Defesa Civil local está prestando apoio aos moradores afetados.
Piratini também registrou destelhamentos em três residências, com a Defesa Civil Municipal entregando lonas para as famílias atingidas.
Em Restinga Seca, a cidade enfrentou um vendaval e forte chuva no domingo à tarde, resultando em seis ocorrências de destelhamentos. No entanto, não houve registros de danos graves, e o tempo está estável e sem chuva no momento.
No Rio Grande, alguns bairros enfrentam problemas com a falta de energia elétrica, conforme relatado pelo coordenador da Defesa Civil municipal.
Já em São Sepé, as chuvas intensas e o vendaval destelharam a escola municipal Eno Brum, localizada no terceiro distrito. A Defesa Civil do município está acompanhando a situação, e o Corpo de Bombeiros já foi informado para possíveis ações conjuntas, com o suporte da Coordenadoria Estadual 3.
A Defesa Civil continua monitorando a situação e prestando apoio às localidades afetadas, orientando os municípios sobre as medidas necessárias para minimizar os impactos das condições climáticas adversas.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments