top of page

Bombeiros do Rio Grande do Sul reforçam combate a incêndios florestais no Mato Grosso do Sul em meio ao avanço das chamas

Nesta semana, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) enviou mais uma equipe especializada para apoiar no combate aos incêndios florestais de grande escala que têm assolado o Mato Grosso do Sul. Entre os bombeiros destacados para a missão estão os sargentos Kommers e Jarbas, de Ijuí. O reforço tem o objetivo de intensificar os esforços na contenção das chamas, minimizando os danos ambientais e sociais nas áreas mais afetadas.


A situação se agravou nas últimas semanas, com o número de incêndios aumentando em todos os biomas e diversos Estados brasileiros. No Mato Grosso do Sul, cerca de 40% dos municípios registraram focos de incêndio recentemente. De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), 32 das 79 cidades do Estado contabilizaram 389 focos de calor ativos apenas entre terça e quarta-feira (10 e 11 de setembro de 2024). O fogo afeta os três biomas da região, sendo o Pantanal o mais atingido, com 41,4% dos focos, seguido pelo Cerrado (35,5%) e a Mata Atlântica (23,1%).


A cidade de Corumbá, localizada no Pantanal, lidera o número de focos de calor, com 97 registros. Porto Murtinho aparece em segundo lugar, com 45 focos, seguida de Jateí, com 41. Uma preocupação que antes se concentrava no Pantanal agora se espalha por outros biomas e Estados brasileiros.




Além disso, a seca prolongada agrava ainda mais a situação. O Inpe informou que quatro cidades do Mato Grosso do Sul estão sem chuvas há mais de 100 dias. Chapadão do Sul é a mais afetada, com 150 dias sem chuva, seguida por Paranaíba (149 dias), Cassilândia (147 dias) e Costa Rica (109 dias).


Nossa equipe da Rádio Difusora deseja força e sucesso aos heróis do Corpo de Bombeiros que estão enfrentando esta batalha. Em especial, aos sargentos Kommers e Jarbas, que Deus os proteja nesta missão.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

コメント


bottom of page