Após o bloqueio temporário do X (antigo Twitter) no Brasil, o aplicativo Bluesky registrou um crescimento impressionante, ganhando 700 mil novos usuários em apenas uma semana e chegando à marca de 14,5 milhões de contas. Em setembro, o número de usuários era de 10 milhões, e o crescimento destaca a plataforma como alternativa ao X, especialmente entre norte-americanos.
Atualmente, o Bluesky é o segundo aplicativo de rede social mais baixado na App Store dos Estados Unidos, ficando atrás apenas do Threads, da Meta. Apesar das críticas que o Threads recebe sobre questões de engajamento e moderação, ele ainda mantém uma base de 275 milhões de usuários ativos, bem superior ao número do Bluesky.
Além do aumento de usuários, o Bluesky passou a oferecer novas funcionalidades que o aproximam do X, como posts fixados, publicação de vídeos e espaço para mensagens diretas (DMs). Essas atualizações tornaram a rede mais atraente para aqueles que buscam alternativas, especialmente após recentes mudanças controversas no X, como a decisão de permitir que contas bloqueadas ainda visualizem postagens de quem as bloqueou.
A recente eleição nos Estados Unidos também parece ter impulsionado uma migração para o Bluesky, com alguns usuários buscando um ambiente digital fora da influência de Elon Musk, grande apoiador de Donald Trump. Com a expansão de recursos e um ambiente que promete ser mais acolhedor para parte dos internautas, o Bluesky continua sua trajetória de crescimento no cenário das redes sociais.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments