Nesta terça-feira (19), a sede campestre do SSMAG foi palco da 4ª edição do Troféu UBUNTU, uma celebração em homenagem à etnia negra organizada pela Prefeitura Municipal de Arroio Grande, Secretaria de Cultura, Secretaria de Educação, Movimento Negro (UBUNTU), Associação Religiosa Afro-Umbandista, Liga das Escolas de Samba, Conselho da Promoção da Igualdade Racial e Ponto de Cultura Axé Raízes.
A grande homenageada da noite foi Mãe Preta D’Ogum, que recebeu o título de patronesse e o Troféu UBUNTU como símbolo de valorização e reconhecimento. Outros destaques foram as homenagens a personalidades negras como Eva Maria Pereira Lima, conhecida como Tia Evinha, que recebeu o troféu das mãos de Nelcy Ferreira, presidente da Liga das Escolas de Samba de Arroio Grande (LESAG). Geroni Barros foi representado por Mayson Gonçalves, presidente da Associação Religiosa Afro-Umbandista (ARAUAG).
O Ponto de Cultura Axé Raízes, representado por Eliane Lúcio Lima, também foi reconhecido com o troféu entregue por Maria Geni Lemos (Ziza). Outras homenagens incluíram Graziela Gonçalves da Silva, destacada pela Secretária de Cultura, Anelize Carriconde; Marilu Machado, homenageada pela Secretária de Educação, Giovana Gonçalves; e Virginia Borges, agraciada por Adriana Corrêa, representante do Movimento Negro.
Durante a solenidade, foi anunciado que o patrono da edição de 2025 será o atleta José Faustino da Conceição, conhecido como Tino (In Memoriam), reforçando o compromisso do evento com a preservação e valorização da história e das conquistas da comunidade negra em Arroio Grande.
Com informações: Jorge Américo Borges/Difüsorà FM 106.3
Comments