top of page

Aneel aponta boa tendência para bandeira tarifária verde em dezembro

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, indicou nesta terça-feira, 19, que há uma "boa tendência" para o acionamento da bandeira tarifária verde no mês de dezembro. A expectativa é alimentada pela melhora nas condições hidrológicas e a redução do preço da energia.


Feitosa explicou que, após o acionamento da bandeira vermelha patamar 2 em outubro, devido ao risco hidrológico (GSF) e ao aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), ambos os indicadores apresentaram melhora, o que levou à ativação da bandeira amarela em novembro. "Temos alguns sinais, uma maior elevação de chuva, o PLD reduziu o preço. Então, esses indicativos, nos dão uma boa tendência. O resto é torcida. Eu estou torcendo para que a bandeira seja verde e que ela fique verde durante muito tempo", afirmou Feitosa, durante conversa com jornalistas na sede da Aneel.


Ele também destacou a necessidade de aguardar o fim de novembro para que a definição oficial seja tomada. A possibilidade do retorno da bandeira verde é reforçada por dados de mercado, como a queda de 16,53% nos contratos de energia para dezembro, conforme relatórios da plataforma BBCE, indicados pelo Broadcast Energia, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.


A retomada da bandeira tarifária verde, que sinaliza tarifas mais baixas, vem sendo projetada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) desde o início de novembro, com a esperança de que a situação se estabilize até o final deste ano.


Com informações: Jornalista Fernando Kopper

Comments


bottom of page