Desde as 8h desta segunda-feira (16), o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, teve sua pista de 3,2 mil metros liberada para pousos e decolagens, marcando a retomada completa das operações. Apenas 44 minutos depois, o primeiro voo, da Latam, vindo de Congonhas, utilizou o novo asfalto para aterrissar.
Inicialmente, o piloto tentou pousar pela cabeceira 29, mas, após duas tentativas frustradas, optou por realizar o pouso pela cabeceira 11, localizada ao lado da BR-116.
Após o pouso, o piloto relatou à torre de controle do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) a presença de três depressões na pista, que geraram impacto durante a frenagem. Segundo o áudio captado pelo canal Camera Aeroporto Porto Alegre BrAmigos, o piloto descreveu a situação como "bastante impactante", mencionando que as junções do asfalto, que passaram por manutenção, causaram um efeito significativo nos freios da aeronave.
A administradora do terminal, Fraport, informou que já foi comunicada sobre o ocorrido e que uma inspeção no local foi realizada. A empresa, no entanto, assegurou que as depressões não são novas e garantiu que a operação do aeroporto não foi impactada pelas condições da pista.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte e foto: GZH
Comments