Após ficar fechado por cerca de 170 dias devido aos estragos causados pelas fortes chuvas no Rio Grande do Sul, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retoma suas operações de pousos e decolagens a partir desta segunda-feira (21). A interrupção aconteceu no início de maio, após a catástrofe que afetou mais de 2 milhões de pessoas em todo o estado e deixou o terminal alagado.
Inicialmente, o aeroporto funcionará com horário reduzido, das 8h às 22h, para permitir a continuidade das obras durante a noite. Apenas 1.730 metros dos 3,2 mil metros da pista principal estarão operacionais, além de seis posições de embarque direto (fingers) e uma remota. A Fraport Brasil, concessionária do aeroporto, informou que estão programados 71 pousos e decolagens para o primeiro dia, com a expectativa de aumentar gradualmente esse número, alcançando até 128 operações domésticas diárias.
A retomada das operações no Salgado Filho marca a volta do check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque de passageiros diretamente no aeroporto, embora, temporariamente, esses serviços sejam realizados na área internacional, com acesso pelas portas 5 e 6 do segundo piso. A praça de alimentação começará a reabrir parcialmente na próxima semana.
A previsão é que toda a pista principal seja recuperada e os voos internacionais retomados até 16 de dezembro, devolvendo ao Salgado Filho sua plena capacidade de operação, crucial para mais de 90% do tráfego aéreo no estado. Desde julho, os passageiros vinham sendo transportados para a Base Aérea de Canoas, localizada a cerca de 10 quilômetros de distância, de onde partiam e chegavam os voos.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentarios