Após as enchentes que afetaram Porto Alegre em maio, o Aeroporto Salgado Filho retomará suas operações na próxima segunda-feira, 21 de outubro. A reabertura será gradual, com 1.800 metros de pista disponíveis inicialmente, permitindo a realização de 128 voos diários e 900 voos semanais, o que corresponde a cerca de 70% do volume de operações registradas antes da interrupção.
Embora o Salgado Filho esteja se preparando para receber os voos, os serviços que estavam sendo temporariamente realizados pela Base Aérea de Canoas não serão interrompidos de imediato. A transição completa para o Aeroporto Salgado Filho ocorrerá ao longo dos próximos três meses, assegurando um processo de adaptação seguro para os passageiros.
No dia 8 de outubro, durante as Reuniões Extraordinárias da Comissão de Segurança Operacional da Fraport Brasil, foram discutidos os protocolos necessários para garantir uma reabertura segura. "O compromisso com a segurança operacional de todos os elos da comunidade aeroportuária é fundamental para a retomada segura", destacou José Carlos Saraiva, coordenador de segurança operacional do aeroporto.
As operações domésticas no Salgado Filho ocorrerão entre 8h e 22h, com a infraestrutura funcionando parcialmente até 16 de dezembro, quando está prevista a ampliação da pista para mais 1.500 metros. O Capitão Aviador Carlos Emilião Pinto, comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas (DTCEA-CO), enfatizou a importância da retomada das operações para a população gaúcha e garantiu que o foco na segurança será mantido durante todo o processo.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comments