top of page

A 12ª edição da Feira do Livro de Jaguarão receberá a escritora jaguarense Juliana dos Santos Nunes

A partir das 19h deste domingo (24), a 12ª edição da Feira do Livro de Jaguarão receberá a escritora jaguarense Juliana dos Santos Nunes, conhecida como Juliana Flor, para uma sessão de autógrafos de sua obra “Desgarradas”.

Com 112 páginas e lançada pela editora Coragem de Porto Alegre, o livro trata de um reordenamento da vida, de voltar a morar no interior, de caminhar através da cidade e fazer amizade com outras espécies que compartilham a vida com os seres humanos, especialmente as aves: passarinhos, galinhas, falconídeos e também com os felinos. Além disso, trata da alquimia da vida, lidando com o fogão a lenha e o preparo dos alimentos, aprendidos com as minhas mais velhas, o fogo sendo uma presença constante no fazer-se gente na comunhão dos dias. “Eis que surgem as Desgarradas, no meio da boca da noite, com as ervas de chá, a febre, as rezas e um emaranhado de seres cósmicos e terranos”, cita a autora.


Resumo da história


Com garras ou desgarradas, entre as intempéries do tempo, dos ventos, das lejanías, de pagos rurais e urbanos, as sensibilidades de ser e estar na pampa e seus confins, nas águas e bichos com cabeça de onça, imbentando una lengua nova, nós que possuímos pelos ou penas, em bando ou a passo no más, na terra encharcada, nas ranhuras e ruínas, entre florescências e vivazes, aqui, nestes poemas de vida e morte, de gente comum e algariada, vivendo seu cotidiano, das fêmeas, eis que surgem as Desgarradas.


Juliana Flor

Foto: Reprodução

Jornal Tradição Regional

Comments


bottom of page